Você sabia que existem suplementos para auxílio na osteoartrite? Nossas articulações são revestidas por cartilagens e tecidos musculares, que visam evitar o atrito direto entre os ossos. Em pacientes com a doença, essas estruturas se desgastam, causando muitas dores, rigidez e dificuldades para se movimentar.

Embora haja um desgaste natural com o envelhecimento, a osteoartrite se caracteriza por um processo inflamatório. Estamos falando de uma doença degenerativa e, portanto, o tratamento deve se iniciar imediatamente após diagnóstico. Embora as estruturas perdidas nem sempre se recuperem, é possível conservar as que ainda restam, retardando a progressão da doença.

Suplementos podem auxiliar o paciente que se encontra nessa situação. Quer saber como? Continue a leitura!

AGENDE HOJE SUA CONSULTA COM A DRA MARIANA ARAUJO- SAIBA MAIS!

Qual a função dos suplementos para auxílio na osteoartrite?

Os principais benefícios do uso de suplementos para tratar a doença são o controle da dor e a melhoria da funcionalidade. Também, algumas substâncias disponíveis no mercado prometem ajudar até mesmo na restauração da cartilagem já danificada e na preservação das funções que ainda resistem.

Embora tais efeitos possam ser conseguidos a partir da ingestão de alimentos que contêm antioxidantes, o suplemento seria uma forma mais concentrada e rápida de tratar a doença. Seu uso pode ser considerado uma espécie de terapia complementar ou alternativa e normalmente vem associado a outras medidas mais convencionais.

Quais as recomendações médicas para pacientes com osteoartrite?

Normalmente, em consultórios convencionais, o paracetamol e medicamentos anti-inflamatórios estão presentes no tratamento. As substâncias e suas doses podem variar muito de paciente para paciente e normalmente se associam ao estágio da doença, gravidade dos sintomas e velocidade de progressão.

Falando ainda em complementos ao tratamento, podemos citar, além da suplementação, a inclusão da fisioterapia e terapia ocupacional na rotina do paciente. Atividade aeróbica, alongamento e relaxamento também são alternativas. Mas lembre-se de que tudo deve acontecer sob acompanhamento e recomendação de um profissional da saúde.

Quais os melhores suplementos para auxílio da osteoartrite?

Suplementos para osteoartrite

Há profissionais que indicam o colágeno, a casca de maracujá e a cúrcuma no tratamento da osteoartrite. Tomar colágeno seria o mesmo que ingerir o “material” presente nas cartilagens e esperar que o organismo o incorpore, promovendo assim a recuperação, ainda que parcial, dessas estruturas.

Podemos citar também a glucosamina e condroitina, embora haja controvérsias ainda em estudos relacionados a elas. Diferente do colágeno, a glucosamina fornece ao organismo meios de produzir sua própria cartilagem, enquanto a condroitina tem efeito anti-inflamatório. Há suplementos no mercado que associam essas duas substâncias.

Esses suplementos são realmente eficazes?

Quanto a esses últimos que citamos, podemos dizer que ainda não há resultados significativos cientificamente comprovados. O que existe são evidências de que a melhoria pode ocorrer a partir do seu uso como complemento no tratamento. O ideal, portanto, é conversar com um médico.

Outro fator importante, além da suplementação, é seguir a dieta recomendada, já que a redução do peso corporal e redução de dietas inflamatórias tem impacto significativo no tratamento. Acupuntura, medicina ortomolecular e até mesmo homeopatia são alternativas que você também pode considerar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que responderemos assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.