Antioxidante parece ser uma palavra-chave para quem deseja obter a cura ou controle para certas doenças, além de prevenir-se do câncer e atenuar os desconfortos do envelhecimento. E diversas são as fontes para acessar essas substâncias. Há alimentos e suplementos específicos para cada situação. Você, por exemplo, já ouviu falar dos benefícios do ácido alfa lipóico?

Trata-se de um composto de moléculas de alto teor antioxidante e naturalmente sintetizado pelo nosso fígado. O ácido alfa lipóico se encontra em algumas fontes alimentares como carne (especialmente músculo), coração e fígado, mas também pode ser obtido a partir de frutas e hortaliças, além da suplementação alimentar.

Quer conhecer os benefícios do ácido alfa lipóico? Listamos aqui 6 dos principais.

AGENDE HOJE UMA CONSULTA COM A DRA MARIANA – SAIBA MAIS!

1 – Previne e controla a diabetes

Em um paciente diabético, existe um comprometimento na absorção de açúcares, impactando também na função antioxidante do organismo. Estudos apontam que o ácido alfa lipóico aumenta a capacidade das células adiposas de absorver a glicose, melhorando a sensibilidade à insulina.

2 – Atenua doenças neurodegenerativas

A temida doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo resultante, dentre outros fatores, do estresse oxidativo. O tratamento alopático tradicional utilizado hoje em dia infelizmente não altera o curso da doença. O ácido alfa lipóico tem propriedades neuroprotetoras e ajuda a regular as enzimas que interferem nesse processo. O mesmo podemos dizer de outras doenças, como a esclerose múltipla.

3 – Ajuda a combater tumores

Você já ouviu dizer que o câncer se alimenta de glicose? Na verdade, as próprias células cancerosas convertem a glicose ingerida em glicose aeróbia. Essa última inibe os supressores do tumor, acelerando a progressão da doença. Ao melhorar a absorção da glicose, o ácido alfa lipóico interfere ativamente nesse ciclo, ajudando a combater oua doença.

4 – Favorece a implantação do embrião

Mulheres que fazem fertilização in vitro passam por momentos de incerteza, já que a implantação do embrião no útero depende basicamente do seu organismo. O ácido alfa lipóico pode “dar uma força” nesse processo, já que ajuda a regenerar moléculas antioxidantes e produzir mediadores locais que favorecem a implantação.

5 – Melhora a forma e o condicionamento

benefícios do ácido alfa lipóico

Os antioxidantes retardam o envelhecimento das células, o que significa, além de uma aparência mais jovial, também melhor disposição e condicionamento físico. Isso significa também que os danos cardiovasculares e neuromusculares que aparecem com a idade serão atenuados. Além disso, ajudam a prevenir a obesidade, mesmo diante de condições clínicas ou tratamentos que a favoreçam.

6 – É de fácil aquisição

Além do consumo alimentar, o ácido alfa lipóico pode ser administrado por via intravenosa. Há também o tratamento pela ingestão de cápsulas ou a aplicação transvaginal (no caso da gravidez). Para realizar o tratamento você terá que passar por um médico que tenha conhecimento em tratamento ortomolecular, qual avaliará sua indicação.

Como se pode ver, o ácido alfa lipóico traz muitos benefícios na cura ou prevenção de doenças. Mas os riscos da ingestão sem prescrição médica podem ser bem maiores, já que o segredo é manter o organismo bem equilibrado. Além disso, o seu uso deve ser associado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação e atividade física regular.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a conteúdos importantes para a sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.